terça-feira, 29 de setembro de 2009

Você está fazendo errado


Se antes de decidir perder tempo lendo essa postagem você estava programando, as chances são grandes que você estava fazendo tudo errado.

Não que eu não respeite suas habilidades de programador, designer, arquiteto de software, engenheiro ou sei lá qual título você prefere. Tenho certeza que você está usando os patterns certos, reduzindo o acomplamento, aumentando a coesão, tornando o código legível e extensível e tudo mais que faz um bom programador. O problema é que você está construindo o sistema errado.

Eu falo de cadeira. Outro dia mesmo estava eu enfoguetando uma equipe inteira pra construir uma funcionalidade nova que ia mudar o mundo, e nós fizemos, e ficou super legal, cheio de toques elegantes e sutis. Lançamos para o nosso público de milhões com direito a festa de lançamento e camisetas. Ninguém usou. Ninguém se importou. Olhando pra trás a gente consegue ver que, realmente, acho que o que a gente fez com tanto carinho não é lá muito útil pra ninguém.

Você acha que o que você está construindo é importantíssimo? Tem certeza? Eu duvido. Como saber, então? Ora, pra mim tem um teste perfeito:

Se outra pessoa fizesse isso, VOCÊ usaria todos os dias?

Se você não responder um "sim" entusiasmado, esqueça. Você certamente está desenvolvendo algo que "os outros" vão achar legal. A verdade é que os outros são iguais a você. Se você não vai usar, por que alguém mais usaria?

Ah, mas meu usuário-alvo é um usuário diferente, você diz. É a criança, o adolescente, o funcionário do banco. Muito bem, se não tem um usuário desses que senta no seu colo pelo menos uma vez por dia, você está fazendo errado.

Conte sua idéia pra muitas pessoas e descubra se elas usariam. Não se preocupe, ninguém vai roubar sua idéia, ela não é tão boa assim e todo mundo tem mais o que fazer. Melhor ainda, faça pra você mesmo, que é garantido que você terá pelo menos um usuário. Outros certamente virão.

Lembre-se: só adianta fazer a coisa certo quando você está fazendo a coisa certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário