quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Ajude a definir seus direitos na internet, não deixe para o Frederico Pandolfo.

Participei na terça-feira de um painel sobre computação nas nuvens em um evento chamado internet do futuro, patrocinado pela Abranet e pelo ICANN. O painel foi legal, com presença da Microsoft, UOL, Locaweb e Google, mas mais legal ainda foi o painel que veio antes dele, sobre regulação da internet no Brasil.

Lá eu fiquei sabendo de uma iniciativa super interessante: o Marco Civil da Internet. O marco civil é uma iniciativa do governo em definir direitos e responsabilidades do usuário de internet no Brasil. É o contrário da Lei Azeredo, que queria começar definindo quais são os crimes antes de definir quais são os direitos.

O mais legal é que está sendo feito de forma realmente democrática. A proposta de projeto está publicada no site e qualquer pessoa pode inserir seus comentários em cada seção do projeto. Há um debate muito interessante acontecendo, mas acho que pouca gente ainda sabe disso. Durante o painel, um representante do Ministério da Justiça explicou o esforço sendo realizado e me pareceu que o governo está realmente atento ao debate e levando a sério. O resultado do debate será transformado em anteprojeto de lei e levado para votação.

Quem é Frederico Pandolfo? Ninguém sabe, mas ele é responsável por quase um quarto de todos os comentários no site. Se você não quer que o Frederico Pandolfo decida quais serão seus direitos legais, vá agora mesmo ler a proposta e deixe lá seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário