terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um dia depois do outro

Estou viajando e sem tempo de postar. Obrigado Ademir por ter mantido o Micos vivo na semana passada.

Viajar é bom mas é sempre difícil quando a gente volta, leva um tempo pra conseguir retomar as atividades. Aliás, nem é preciso viajar. Muitas vezes começar de manhã cedo já é complicado. Eu às vezes enrolo o quanto posso, lendo meu Google Reader, respondendo e-mail, tudo menos pegar no código.

Uma coisa que me ajuda muito a pegar firme de manhã é não terminar no dia anterior. Essa dica me deram quando eu estava escrevendo - pare um parágrafo no meio, sabendo como quer continuar, mas não continue. No dia seguinte, pegue aquele parágrafo pra terminar e fica fácil continuar escrevendo. A inércia está em começar algo novo.

O mesmo se aplica à programação. Eu agora nunca vou pra casa deixando o programa arrumadinho. Sempre fica algum erro de sintaxe, algum bug não corrigido, algum método sem terminar. No dia seguinte eu sei exatamente o que fazer e de repente me vejo trabalhando e não enrolando.

Sabe aquela vontade de "só terminar isso aqui que eu vou embora?" Não termine! Se você é do tipo procrastinador como eu, deixe pra terminar amanhã o que você começou a fazer hoje. Sua produtividade vai aumentar bastante.

3 comentários:

  1. Pior é que isso é verdade, gostei da observação vou começara a fazer isso!!

    ResponderExcluir
  2. unit testing já não advogava isso? ;-)

    já ouviu falar do método pomodoro de gerenciamento de tempos e movimentos? pode não ser o GTD, mas é divertido ;-)

    ResponderExcluir
  3. O que o unit testing (imagino que você esteja se referindo a TDD) advoga é quase isso - é começar fazendo errado e depois consertar. Eu estou me referindo a deixar pra consertar amanhã ao invés de terminar hoje.

    Não conhecia o método pomodoro, parece divertido sim. Vou ler com mais cuidado depois :-)

    ResponderExcluir