Sim, Dezembro é um mês lento para os miquinhos que só conseguem sonhar com sonecas debaixo de coqueiros em praias tropicais. Enquanto isso não acontece, vamos falar sobre aqueles que são ao mesmo tempo a bênção e a maldição de todo sistema: os usuários.
Ter usuários é uma benção. Se você não tem usuários, todo seu esforço foi em vão, inútil, jogado fora. Todo sistema quer ter usuários pra provar pra si mesmo que merece existir. Não ter usuários resulta em aposentadoria precoce.
Ao mesmo tempo, ter usuários é uma maldição terrível. A partir do instante em que o primeiro deles clica o primeiro botão no seu sistema novinho em folha e recém-lançado, seus problemas começam. Os problemas são:
1. Dados
Enquanto não há dados de ninguém no seu sistema além das coisas engraçadinhas que você colocou lá nos seus testes, você pode mudar e desmudar o que quiser. Quando aparece a primeira informação de verdade, você passa a ter problemas. Não é mais possível fazer aquelas pequenas ou grandes mudanças sem pensar no efeito das mudanças sobre os dados que estão lá. Infelizmente o efeito é muitas vezes devastador: além de mudar seu sistema, você precisa transformar os dados existentes em dados que tem as propriedades novas que você quer. Tudo isso, é claro, enquanto seus usuários não param de jogar dados que você não quer pra dentro do seu banco de dados.
A solução: ao projetar seu sistema, antecipe as dificuldades de migração de dados e crie mecanismos para fazê-la facilmente. Por exemplo, garanta que sua camada de modelo é capaz de duplicar toda escrita em dois canais diferentes e ler de ambos também. Assim, você conseguirá fazer uma transição suave durante a qual tudo é escrito nas duas bases de dados. Quando isso estiver funcionando, você pode desligar a escrita na base antiga e ir copiando os dados para a base nova, enquanto o sistema continua funcionando e lendo das duas bases.
2. Comportamentos
Seus usuários vão se esforçar pra aprender a usar seu sistema. Como não desistiram, presumo que seu sistema seja bom. Acontece que se você mudar qualquer coisa que atrapalhe o esforço que eles investiram no aprendizado, eles vão te odiar, mesmo que a mudança tenha sido pra melhor. Aliás, não importa o que você faça, alguém sempre vai odiar.
Imagine que seus usuários tinham um limite ridiculamente pequeno de dados que podiam guardar no seu site. Imagine agora que de um dia pro outro você acabe com os limites e permita uso ilimitado. Toda funcionalidade permaneceu inalterada. Eu aposto o dinheiro que você quiser que algum infeliz vai reclamar e dizer que preferia quando tinha limites, pois forçava ele a se organizar melhor. A vida é assim.
A solução: como eu queria ter uma solução pra esse problema... o máximo que se pode fazer é tornar cada atualização a menor possível. Se você quer fazer várias atualizações, contenha-se e faça uma de cada vez para dar aos usuários o tempo pra se acostumarem com a nova forma de se usar o sistema. Se você quer fazer mudanças radicais, permita que os usuários retornem ao modo antigo de ser, pelo menos durante um tempo.
3. Comunicação
Você mudava qualquer coisa e só tinha de virar pro lado e avisar pro seu colega que a mudança estava pronta. Agora não é mais tão simples assim. Os usuários não entendem quando coisas mudam sem explicações. Toda vez que alguma coisa relevante mudar (tipo toda semana) você vai ter de dar um jeito de explicar aos usuários. O problema é que é difícil ser ouvido. Ninguém quer ler seu blog e ninguém lê as mensagens que você coloca na página de login. Se você deixa um espaço na página principal do seu sistema pra avisos importantes, os usuários logo desenvolvem cegueira seletiva e param de ver o que está lá.
A solução: se quiser mesmo comunicar com seu usuário, varie. A regra básica é colocar seu comunicado o mais próximo possível do local em que o usuário vai usar o que está escrito. Se é uma funcionalidade nova, coloque um "novo!" discreto ao lado do botão ou seja o que for. Um balão estilo estória em quadrinhos apontando para a novidade também é uma boa. Deixe que o comunicado seja uma surpresa. Outra coisa importante é deixar que o usuário retire o comunicado da tela e que ele não apareça mais.
Há outros problemas, é claro, mas esses ficam pra outros posts. Os micos de realejo vão dar uma parada para os feriados e férias, mas voltaremos no final de Janeiro a todo vapor.
Boas festas!
Torsten,
ResponderExcluirTenho sofrido isso na pele por esses dias. Especialmente hoje em que começamos a mandar mais convites e pra variar temos usuários tendo comportamentos que não esperávamos.
Ficou muito legal o post, pelo menos foi uma luz pra mim e pros meus sócios que estamos passando por isso agora.
Por sinal, quer um convite pro beta do nosso aplicativo?
Abraços!