Todo esforço humano é motivado por alguma escassez. Plantamos porque não há comida em abundância para todos na natureza. Construímos casas porque não há abrigos em abundância. Abrimos restaurantes porque para muitos falta tempo, habilidade ou vontade para cozinhar. Guardamos dinheiro em bancos porque falta segurança em nossas casas para deixar nosso dinheiro lá, ou para o carregarmos conosco. Cada solução útil que existe ataca alguma escassez. Essa é a escassez relevante ao problema.
Quando falamos de projeto de software, qualquer gerente pode te falar sobre escassez: falta tempo, falta dinheiro e faltam bons desenvolvedores. Agora, e quando falamos sobre um produto de software? O que é a escassez relevante para um sistema?
Ora, falar sobre a "escassez relevante" é apenas uma forma concreta de se determinar qual é o problema que um sistema resolve (releia A Mesa Errada para entender mais sobre a importância de se resolver o problema certo). Se todo esforço humano é motivado por alguma escassez, então todo sistema de software bem sucedido também deve atacar alguma escassez.
Na maioria dos casos, a escassez que o software ataca é a escassez de tempo. O Microsoft Word existe porque é mais rápido escrever um texto com ele do que com um lápis ou uma máquina de escrever. O Excel existe porque é mais rápido fazer contas com ele do que com uma calculadora. E-mail existe porque é mais rápido se comunicar com ele do que usando os correios. Diminuir o tempo necessário para se executar uma tarefa é um dos grande motivadores por trás dos primórdios da indústria de software.
Outra grande escassez, essa atacada mais recentemente, é a de informação. A Google inteira se baseia nessa escassez, seja ela genérica (google.com) ou específica (google maps). Grande parte da internet ataca esse problema.
Às vezes, no entanto, a escassez relevante não é tão óbvia. Façamos um pequeno exercício. Qual a escassez relevante em cada um dos sistemas abaixo?
- Google Wave
- Orkut
No caso do Twitter, desconfio que a escassez relevante seja a atenção. É preciso ter alguns minutos livres para se concentrar e ler um artigo como esse, mas bastam alguns segundos para se ler várias mensagens de 140 caracteres. O mesmo vale para se escrever: poucos tem a paciência de escrever um texto, mas qualquer pessoa consegue pensar em algo para se dizer em uma frase. O twitter não faz nada que não fosse possível fazer antes dele, mas ataca uma escassez diferente.
Colocar o Google Wave nesse exercício é um truque pra ver se vocês estão prestando atenção. É um produto que não foi bem sucedido, talvez porque, apesar de tecnologicamente avançado, não atacasse nenhuma escassez relevante.
E o orkut? É um produto bem sucedido, mas qual o problema que ele resolve? Com certeza ele existe, mas deixo a solução desse problema como exercício para o leitor. Eu é que não vou me arriscar a responder.
Muito boa a analogia. Esse papo é totalmente alianhável a questionamentos sobre pesquisa. Nas palavras de um professor meu, isso se traduz um:
ResponderExcluir"Qual é o problema?" "Onde está doendo?"
Por incrível que pareça, não é fácil identificar a escassez relevante. Pelo menos no nosso mundo.
Volta e meia a economia ensina coisas relevantes para a nossa área.
*Alinhável
ResponderExcluirUma escassez que o Orkut ataca é a de nível de conhecimento do usuário. Muitas pessoas não conseguem usar direito um cliente de email, um fórum, ou um site como o Flickr, mas o Orkut é simples o suficiente que todos conseguem usar.
ResponderExcluirO Google Wave tinha problemas como a falta de integração, mas atendia perfeitamente minha escassez de reuniões. Dava pra fazer online trabalho colaborativos e decisões sobre determinados assuntos.
ResponderExcluiresse papo de escassez relevante me parece o outro lado da moeda do conceito de oferta de valor do marketing :-)
ResponderExcluiro valor do orkut para mim foi o de achar as pessoas na web, especialmente aquelas que fizeram parte da minha vida antes da existência da web (colégio, infância, família, etc).
em 2001, o yahoogroups resolveu meu problema de achar pessoas com o mesmo gosto musical que eu.
como diria o murilo, o valor da rede social depende do valor das pessoas daquela rede para vc.
o guga falou que as pessoas usaram orkut pq era fácil. Eu acrescentaria o fato de que se vc está numa rede cheia de amigos, ela será ainda mais fácil de usar pq eles irão te ensinar como usar.
google wave não me resolveu problema algum. talvez ele esteja à frente do tempo dele, como estava o conceito de network computer da Sun.