sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Objetivos te ajudam a dizer não

No último post sobre medidas eu mencionei o GQM, goal-question-metric, que me fez lembrar de outra coisa que é difícil de fazer - traçar bons objetivos. A gente aprende que pra qualquer coisa ser bem-sucedida - um projeto, uma empresa, a vida - é preciso ter objetivos claros, senão como é que a gente vai saber se foi ou não bem-sucedido?  Com um objetivo claro em mente, a gente deveria conseguir tomar decisões mais facilmente, fazer bons planos e ter mais foco. O objetivo nos mostra o que fazer, certo?

Errado. O objetivo do objetivo (ha!) é delimitar o que você NÃO deve fazer. Quanto mais ações o seu objetivo excluir, melhor e mais útil ele será.

Vamos a alguns exemplos de objetivos que não são úteis:

"Nosso objetivo é ser o melhor site de XYZ do mundo"
O que quer dizer ser "o melhor"? Objetivos não mensuráveis são inúteis.
"Nosso objetivo é ajudar as bibliotecárias a serem mais produtivas"
Um pouco mais concreto, mas ainda vago demais. Se você conseguir quantificar o que quer dizer com "mais produtivas", pode ser bom.
"Nosso objetivo é alcançar 10 mil usuários semanais ativos até o fim do ano"
Esse parece perfeito, não parece? É bem claro, nada ambíguo e facilmente mensurável. Qual o problema, então? O problema é que ele não é útil para se tomar decisões no dia-a-dia. Pense em todas as decisões pequenas ou grandes que você toma no seu trabalho. Agora pense que a pergunta que norteia cada decisão é, "isso vai me ajudar a ter 10 mil usuários ativos?"  A resposta honesta em quase todos os casos é "sim," pois presumo que você está decidindo sobre algo que vai melhorar seu sistema, e pode-se argumentar sobre qualquer tipo de melhoria que ela ajudará a atrair novos usuários. Se seu objetivo não te ajuda a dizer "não" durante uma decisão, ele não é útil.
"Nosso objetivo é aumentar o tempo médio diário de uso por usuário do sistema em 20%"
O mesmo caso do exemplo anterior. Em que esse objetivo me ajuda a tomar alguma decisão importante?
Ruins mesmo são muitos objetivos em forma de "mission statements" que você vê por aí, mais ou menos assim:

"Nosso objetivo é alavancar as sinergias existentes explorando esforços e infraestrutura interdepartamentais através da integração profunda de produtos de uso interno."
Sem comentários.
O que é um objetivo bom, então? Um objetivo bom é aquele que te ajuda a excluir possibilidades. Ele delimita e restringe as decisões possíveis. Ele traz foco.

"Nosso objetivo é reduzir o tempo de resposta médio de todas as queries em 20%, no mínimo."
Ah, muito bem. Então não é pra melhorar a usabilidade, nem criar novas funções, nem reduzir o número de erros, nem... entendi.
"Nosso objetivo é aumentar o número de conversas que nossos usuários tem na internet."
Esse não é tão fácil de se medir, mas dá um foco claro. Quero incluir joguinhos tipo quebra-cabeça no site. Devo? Bom, isso vai ajudar as pessoas a conversarem mais? Provavelmente não. Então não deve.
Quanto menos abrangente um objetivo, mas útil ele lhe será, tanto no trabalho quanto na vida. Opa, me desculpem, trabalho é vida, mas isso é tópico pra outro post.

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